Monday, May 4, 2009

Coaching em base de talentos no Brasil


O termo coaching para executivos já não é mais nenhuma novidade. Já faz algum tempo, que isso se tornou “moda” entre os executivos do Brasil e do mundo. Porém, o coaching em geral ainda tem uma tendência de enfocar demais nas debilidades. Dos talentos, se fala pouco, pois, se presume, erradamente, que eles se tornam em pontos fortes sem muito esforço.

Você já parou para pensar se os pais do Ronaldo, o Fenômeno, tivessem insistido que ele trabalhasse mais nas debilidades, por exemplo estudando mais, ao invés de desenvolver seus talentos no futebol? Ele seria, talvez, hoje, um empregado, frustrado, ao invés de um atleta realizado e rico.

Isso é um exemplo, do perigo em focar demais nos pontos fracos, tentando ser uma pessoa que você nao é, alguém que não acredita ter verdadeiros talentos a serem desenvolvidos.

Depois de ter estudado muito este assunto e ter me certificado em coaching em base de personalidade (Big Five Workplace Profile da CentACS nos EUA) e coaching em base de talentos/pontos fortes (com a Gallup University nos EUA), ofereço coaching profissional em Campinas e Sao Paulo para um numero limitado de clientes.

Nosso coaching será assim: você descobrirá seus talentos e os converteremos em um plano de ação. Isso mesmo, os desenvolveremos em verdadeiras pontos fortes! Prepare-se, pois isso exigirá muito disciplina e prática!

Se interessou pelo assunto? Leia mais
neste link. Ou leia o famoso livro da Gallup "Agora Descubra Seus Pontos Fortes", já disponível em português!

2 comments:

Pirwin said...

Eu estudo numa faculdade nos Estados Unidos. Eu tenho estudado muito sobre "Strengths" em inglês. No próximo semestre vou dar uma aula sobre os pontos fortes em português. Você conhece um lugar que nós podemos encontrar os recursos de StrengthsQuest em português online? Você tem trabalhado muito com esses recursos? Qualquer ajuda que você puder me dar seria ótimo!

Matthias said...

Ola Pirwin, parabéns por descobrir o mundo Strengths e contribuir para tornar ele mais acessível na língua portuguesa. Até onde eu sei, não existe um site com os recursos do StrenghtsQuest em português online, ou outros recursos interessantes sobre o StrengthsFinder em português. Coloquei um "post" no meu site com um talent map em português que eu sempre achei muito útil para coaching e cursos, pois permite visualizar em qual dos quatro dimensões você tem mais talentos. Evidentemente, isso é mais interessante se você tem o "full report" dos 34 talentos.
Portanto, so posso te recomendar os livros do Clifton e Buckingham que foram traduzidos ao português.